Porque utilizar iluminação Led?

• Durabilidade Superior

As lâmpadas a LEDs têm um tempo de vida útil superior a 25.000, no entanto é comum os fabricantes indicarem 50.000 para a sua vida média. Para um período da vida média de uma lâmpada a led de 50.000 horas teríamos que comprar mais de 50 lâmpadas incandescentes, 25 lâmpadas de halogéneo ou 5 lâmpadas compactas fluorescentes, das de melhor qualidade!


• Tecnologia mais amiga do ambiente

Para além de durarem mais de 5 vezes que as fluorescentes compactas as lâmpadas a LED não são produzidos com químicos tóxicos como o mercúrio e fósforo. A iluminação a LED não tem filamento ou tubo de vidro, portanto são muito mais resistentes a impactos e vibrações. Utilizam tecnologia de estado sólido, aumentando a sua robustez.
A iluminação a LED não emite luz infra-vermelha ou raios ultravioleta como na iluminação tradicional, o que pode ser prejudicial para a saúde dos humanos.
Devido à sua grande eficiência contribuem para a redução da emissão de CO2 e diminuem o efeito de estufa. Como é necessário produzir menor número de lâmpadas reduz-se a quantidade de material necessário e o lixo gerado por estas é menor. O aquecimento devido ao calor libertado pelas lâmpadas é muito reduzido mas lâmpadas a led e o seu efeito sobre o aquecimento dos locais de trabalho e habitações é praticamente desprezável reduzindo-se assim o impacto negativo sobre os equipamentos de ar condicionado.

• Eficiência Energética

A iluminação a LED proporciona poupanças de energia até 70% comparando com as tradicionais lâmpadas dicroicas de halogéneo, o que reduz consideravelmente o consumo de electricidade.
Uma lâmpada de 5W de LED gera a mesma iluminação que uma de 9W compacta fluorescente ou 35W de halogéneo.
A iluminação a LED quase não emite calor, reduzindo os custos com a climatização que as conveniências lâmpadas de halogéneo e incandescentes geram devido à grande libertação de calor.
A utilização deste tipo de iluminação traduz-se em poupanças de energia muito significativas, especialmente em aplicações comerciais onde são utilizadas grandes quantidades de lâmpadas.
A grande durabilidade e a grande eficiência energética são um grande contributo para o ambiente, mas a poupança financeira é também significativamente grande.

• Versatilidade nas Aplicações

As lâmpadas a Led são fabricadas nos suportes tradicionais (E14, E27, GU10, MR16) ou nos suportes para lâmpadas fluorescentes (T5, T8, T10), permitindo eliminar os dispendiosos balastros e os arrancadores.
A pequena dimensão do LED possibilita que este seja instalado nos locais em que a iluminação convencional pode ser instalada. Como não emite luz ultra-violeta ou infra-vermelha, é a melhor solução para aplicar em galerias de quadros e obras de arte, onde uma má gestão da iluminação pode danificar os objectos expostos.
Com elevados valores de Índice de Restituição Cromática (IRC > 85), a iluminação a LED pode apresentar uma luz limpa que possibilita a verdadeira reprodução da cor dos objectos.
A iluminação a LED é a única fonte de luz versátil ao ponto de conseguir produzir todo o espectro de cores (2700K a 6000K), desde o branco quente ao frio, passando pelo azul, verde, amarelo, vermelho, entre outras cores.
Com a utilização de sistemas RGB (Red Green Blue) esta tecnologia permite emitir luz numa variedade quase infinita de cores, a partir da combinação das três cores fundamentais, assim consegue-se alterar ambientes, com mais ou menos intensidade e com cores diferentes apenas com o mesmo sistema de iluminação, num abrir e piscar de olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *